domingo, 2 de outubro de 2011

"Sou tímido e espalhafatoso, Torre traçada por Gaudi"

De saúde frágil e afetado por uma doença reumática desde a infância, Gaudí acabou se tornando bastante observador e desenvolveu um amor profundo pela natureza. De origem humilde, era filho de um ferreiro que iria viver com ele no fim da vida, e também acompanhado de uma sobrinha, nunca tendo casado. Nasceu em Reus, perto de Tarragona, sul da Catalunha, em junho de 1852.

Estudou na Escuela Provincial de Arquitectura de Barcelona, em 1873 até se formar em 1878, cidade em que viveu a vida inteira. É em Barcelona que as atividades construtivas de Gaudí se desenvolveram. Os primeiros trabalhos realizados entre 1880-1890, ainda estão no estilo gótico e carregados de referências à arquitetura árabe e mudéjar. Em torno de 1898, Gaúdi incorpora em sua arquitetura motivos naturalísticos e o barroco. Toda a arquitetura dele é permeada por elementos que remetem ao sagrado, sejam inscrições explícitas ou imagens de santos. Em quase todos os edifícios construídos por ele possuem inscrições religiosas como na Casa Batlló ou na Casa Calvet.

A partir de 1883, até sua morte, a obra a qual Gaudí dedica sua vida e sua atividade profissional é a Sagrada Família, lugar onde ele é enterrado. Morre aos 75 anos, depois de ser atropelado por um bonde três dias antes. 


"Perguntaram-me por que eu fazia colunas inclinadas. Respondi-lhes: "Pelo mesmo motivo que um viajante cansado,quando para,se apóia em um cajado inclinado, dado que se o colocasse na vertical,não descansaria".

Três obras feitas por Gaudí:


1 - Sagrada Família, 1883 (em construção)

No final de 1881, a Associação Espiritual dos Devotos de São José,adquire o terreno para a construção de uma igreja no centro da cidade. Em 19 de março de 1882 é colocada a pedra fundamental da igreja,pelo arquiteto diocesano Francesc de Paula Villar, que pouco depois desiste do encargo. Em 3 de novembro de 1883, quando apenas as escavações para o subterrâneo haviam sido feitas, Gaudí assume a direção da obra e desenvolve um projeto coerente com o trabalho de seu predecessor. É templo de grandes dimensões e no qual predomina a verticalidade.Sobre cada uma das três fachadas - a leste dedica à natividade, a oeste, à paixão,e a sul,à glória - erguem-se quatro torres que possuem sinos. No total estão previstas 18 torres,mas apenas 8 foram concluídas.







2- Parc Güell, 1900-1914
O conde Eusebi Güell, principal empregador de Gaudí, promove a construção de uma área-jardim a fim de atrair a alta burguesia barcelonesa a uma zona conhecida como bairro de la Salut. Em 1922, o bairro-jardim se transforma em parque público,doado pelos herdeiros de Güell ao município de Barcelona. No ano de 1924,torna-se Patrimônio da Humanidade da Unesco.








3 - Casa Milà, 1906-1910

Don Pedro Milà i Camps confia a Gaudí a construção de uma obra de dimensões notáveis,diferentes daquelas realizadas até então pelo arquiteto catalão.A obra é concebida como um monumento à Virgem do Rosário. Fevereiro de 1906 são apresentados a prefeitura de Barcelona os projetos de Gaudí para um edifício residencial: cinco pavimentos de apartamentos residenciais distribuídos ao redor de dois pátios de forma irregular e com duas escadarias principais.








Momento: Uat is dis?

Mudéjar: Estilo surgido no século 19 na Península Ibérica, nascido da aproximação das culturas cristã, hebraica e mulçumana. Caracteriza-se pelo uso do tijolo de barro como material de construção.

Para terminar, um vídeo em homenagem a cidade de Barcelona, escrita por Caetano Veloso e cantada por Gal Costa (o que era a moda nos anos 80?!) com todo seu glamour.



Links:

site com várias fotos muito boas das construções de Gaudí

http://itiscreation.com/2010/08/25/antoni-gaudi/


site com as grandes obras da arquitetura- http://www.greatbuildings.com/buildings/Casa_Batllo.html


site sobre a Sagrada Família- http://www.sagradafamilia.cat/

















Nenhum comentário:

Postar um comentário